Níveis de planejamento: o que são e como analisar dentro do Prevision!

O gerenciamento do planejamento de uma obra geralmente é realizado em ondas sucessivas e pode ser dividido em três níveis: longo, médio e curto prazo. 

 

 

Cada nível de planejamento tem definido qual o horizonte de planejamento, quem são os envolvidos na tomada de decisão e quais os objetivos específicos de cada um deles.

 

Longo Prazo: 

 

  • Horizontes de planejamento: período total da obra

  • Natureza da tomada de decisão: estratégica

  • Objetivos: definir metas

Médio Prazo:

 

  • Horizontes de planejamento: trimestral ou mensal

  • Natureza da tomada de decisão: tático

  • Objetivos: remover restrições

Curto Prazo:

 

  • Horizontes de planejamento: quinzenal ou semanal

  • Natureza da tomada de decisão: operacional

  • Objetivos: melhorar desempenho 

Você pode contar com o apoio das novas dashboards adicionais para realizar o planejamento em todos os níveis, acessando no menu lateral esquerdo, como na imagem abaixo.

 

 

LONGO PRAZO

O planejamento de longo prazo, também chamado de Master Plan ou Plano Mestre, corresponde ao nível de tomada de decisão estratégico, onde define as principais metas do cronograma da obra e tem horizonte do período total da obra, do início da primeira atividade até o fim da última.

 

No Prevision, esse planejamento é representado pela linha de balanço, um método extremamente visual e que mostra o ritmo dos serviços, vinculado com as relações de dependências, o que facilita a reprogramação das atividades.

 

Para visualizar esse planejamento de longo prazo, basta ir na aba cronograma: 

 

Boa prática: imprimir esse cronograma e colocar na parede tanto da sala da engenharia no canteiro de obras quanto no escritório da empresa. Essa prática permite que todos os envolvidos possam acompanhar os serviços previstos para serem realizados em qualquer período da obra.

 

Para imprimir o cronograma em .pdf basta seguir este passo a passo.

 

Como resultado desse cronograma de longo prazo ponderado pelo orçamento também temos os gráficos da Curva S e da Evolução Mensal:

 

MÉDIO PRAZO 

 

Também conhecido como "Lookahead planning", o planejamento de médio prazo tem horizonte mensal ou trimestral e é atualizado mensalmente. Corresponde ao plano tático, no qual o principal foco é remover as restrições para que seja possível executar as atividades programadas no tempo, no custo e na qualidade desejada.

 

É como se aplicássemos um zoom no cronograma de longo prazo somente nesse horizonte de tempo desejado. Dentro do Prevision é possível utilizar a funcionalidade de filtro, basta ir em Cronograma e no cabeçalho acessar o filtro de datas e escolher o período desejado:

 

Outra forma de verificar o cronograma de médio prazo seria exportar as atividades para o Excel. No exemplo abaixo temos um filtro no mês de agosto e os percentuais que as atividades devem ter até o final do mês:

 

Além disso, para cadastrarmos as principais restrições podemos usar a funcionalidade "Restrições", assim como mostramos aqui.

 

Você ainda pode obter mais resultados com o uso da Dashboard de Médio Prazo.

 

Para um melhor controle a médio prazo, analise também a Dashboard de Metas do Mês. Dessa forma, você pode comparar o % realizado ao final do mês com o % estipulado para a meta no início do mês, sem interferência do replanejamento no cronograma!


CURTO PRAZO

 

Também chamado de Last Planner, o cronograma de curto prazo tem horizonte geralmente semanal e tem objetivo entregar detalhadamente ao engenheiro, mestre de obra e encarregados os serviços que devem ser executados naquela semana para que consigam chegar no prazo final previsto da obra. A programação de curto prazo é ideal para identificar as causas pelas quais as atividades da semana se atrasaram ou não se iniciaram conforme o planejado.

 

Para acessar essa programação semanal dentro do Prevision, basta ir novamente no exportar atividades, filtrar somente essa semana e colocar a data de referência para a sexta-feira:

 

Boa prática: realizar reuniões semanais com as equipes de campo da obra para repassar as metas da semana faz com que o comprometimento do time se eleve.

 

Para o melhor planejamento a curto prazo, faça o acompanhamento com a Dashboard de Curto Prazo para visualizar as informações de Progresso Semanal, Detalhamento dos Pacotes de Trabalho, Percentual de Planos Concluídos por semana, Aderência Semanal, os Indicadores Principais e também os motivos de atraso.

 


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do chat do suporte!

 

Consegui ajudar você? O seu feedback é muito valorizado por aqui.

 

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Atualizado em 18/04/2024 às 10:38h