Como vincular orçamento e cronograma

Aprenda a criar os vínculos entre o orçamento e cronograma e ponderar as atividades

A vinculação de itens do cronograma ao seu orçamento permite uma análise de quanto cada pacote ou serviço representa perante o valor total da obra. Ela é necessária para que os dados de avanço sejam refletidos na dashboard físico financeira. A estrutura (EAP) do seu orçamento pode ser em diferentes níveis: por pacotes, serviços e/ou lotes. Você pode ainda vincular um item do seu cronograma a mais de um item do seu orçamento e vice e versa.

 

Para vincular o orçamento ao cronograma, basta ir na aba de "Orçamento" no menu lateral, selecionar o orçamento desejado e clicar em "Vincular ao cronograma", no canto superior direito.

 

Ao fazer isso, a lista de pacotes de trabalho abrirá na lateral direita. Caso a tela fique pequena, é possível minimizar o menu lateral esquerdo clicando na seta ao lado do nome do usuário. Para vincular, basta selecionar o pacote ou a atividade e o item que será vinculado. É possível selecionar mais de 1 serviço ou item. Depois clique em ponderar no canto superior direito.

 

Uma nova janela se abrirá. Ao clicar na seta no canto inferior esquerdo você poderá visualizar todos os serviços dentro do pacote selecionado, sendo possível escolher a porcentagem de cada serviço dentro daquele item.

 

É importante lembrar que a soma deve sempre fechar 100%. Caso a soma esteja diferente disso o valor atual da soma aparecerá na parte inferior e não será possível salvar a vinculação.

 

Clicando na seta para baixo na lateral direita de cada serviço, é possível abri-lo em todos os lotes. Nesse caso, existem 2 formas de dividir o custo, igualmente entre os lotes (ícone de "=") ou proporcional à área de cada um deles (ícone "m²"), caso a área tenha sido informada no momento da criação do lote. Também é possível incluir as porcentagens manualmente clicando sobe elas, digitando o valor desejado e clicando enter. Da mesma forma, a soma deve fechar 100%.

 

Uma vez finalizado esse processo basta clicar em "Salvar todos". Pronto, esse item já está vinculado! Agora é só fazer o mesmo com os demais. Você pode acompanhar os vínculos criados através da mudança de símbolos ou aplicar um filtro.

 

Lembre-se de conferir os vínculos sempre que estiver usando o controle de versões, assim como, ao criar ou excluir atividades. Para atualizar o orçamento da Linha de Base nas Dashboards, você deve acessar o menu lateral direito, clicar em Verões e em Linha de Base, logo, você deve clicar no cifrão que aparece ao passar o mouse pela Linha de base atual.

 

 

 


Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte que estamos a disposição para ajudá-lo!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Atualizado em 23/04/2024 às 10:40h