Divisão de atividade: quando e como utilizar?

Com este artigo entenderemos os casos de uso da funcionalidade de divisão de atividade e quais são os passos necessários para realizá-la

Como sabemos, os imprevistos sempre acontecem na obra. Esses imprevistos podem impactar em atrasos de atividades, alongando a sua duração, ou em novas necessidades de priorização e, consequentemente, uma pausa na execução do pacote.

 

Quando utilizar?

A funcionalidade de divisão de atividades se encaixa no segundo caso, ou seja, quando um serviço foi despriorizado e é preciso indicar no cronograma que haverá uma interrupção na execução.

 

Como utilizar?

Para poder realizar a divisão, os requisitos abaixo precisam ser seguidos:

  • A atividade precisa estar parcialmente medida

  • A atividade precisa ter uma duração superior a 1 (um) dia.

Atividades não medidas (realizado 0%) e já finalizadas (realizado 100%) não podem ser divididas.

Caso algum desses requisitos não seja satisfeito o botão de divisão estará desabilitado.

 

Como posso dividir?

Para dividir é preciso localizar a atividade no cronograma, abrir o menu de ações clicando com o botão direito e escolher a opção Dividir.

 

 

Quais são os resultados?

Os resultados visuais são um pouco diferentes caso o pacote de trabalho possua ou não serviços, então vamos trazer em dois tópicos para facilitar a análise dos resultados.

 

Pacotes de trabalho sem serviços

 

Os impactos da divisão para pacotes de trabalho sem serviços são ilustradas abaixo:

 

  • No cronograma

Antes:

 

 

Depois:

 

 

Como vemos nas imagens acima, a atividade foi dividida proporcionalmente à porcentagem medida da atividade. Neste caso, 35% medido de uma atividade com duração de 10 dias, originou duas atividades: Parte 1 (um) com 3,5 dias; Parte 2 (dois) com 6,5 dias. Após a divisão também, nenhuma alteração ou edição poderá ser feita na Parte 1.

 

  • Na medição

Outra consequência da divisão é a adaptação da última medição da atividade para assumir o valor de 100% da primeira parte.

 

Antes:

 

 

Depois:

 

 

  • No vínculo com o orçamento

A última consequência, para não impactar nas análises gerenciais, é a reponderação automática dos vínculos usando como base o valor medido da atividade. Neste caso, a parte 1 assumirá 35% do custo e a parte 2 com o restante.

 

 

Antes:

 

 

Depois:

 

 

Pacotes de trabalho com serviços

Os impactos da divisão para pacotes de trabalho com serviços são ilustradas abaixo:

  • No cronograma

     

Visualmente no cronograma, as partes estão ilustradas da mesma forma que pacotes de trabalho sem serviços.

 

Porém existe diferença quando visualizamos o modal de edição, onde se encontra o detalhamento dos serviços.

 

No exemplo acima em um pacote de trabalho com serviços, ao clicar e abrir o modal de edição, os serviços referentes a parte executada (parte 1) estarão com realizado 100% e perderão sua ligação com os serviços da parte ainda não executada (parte 2)

 

Abaixo um exemplo de um pacote de trabalho com serviços de estrutura:

 

Antes

 

Depois

 

 

 

  • Na medição

     

Caso existam serviços nos pacotes de trabalho, eles também ficarão com medição de 100%, assim como o pacote de trabalho a qual pertencem.

 

Antes

 

 

 

 

 

Depois

 

 

 

 

  

A medição das partes não executadas, tanto dos serviços, quanto dos pacotes de trabalho passarão a ser contadas de 0% como partes independentes da parte executada.

 

  • Na vinculação ao orçamento

 

Em caso de existência de serviços nos pacotes de trabalho, eles serão reponderados da mesma forma como citado acima, respeitando a quantidade do orçamento com valor já agregado.

 

Antes

 

Depois

 

 

 


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Atualizado em 23/04/2024 às 10:54h