O que é a Linha de Base?

Aprenda o que é a Linha de Base e sua importância no planejamento.

Na etapa de elaboração do planejamento de uma obra, a linha de base (ou baseline) é definida em acordo com toda a equipe envolvida como uma meta de progresso/evolução para o projeto.


A importância de fixar uma linha de base está relacionada com o fato de que o responsável pode acompanhar e controlar o andamento da obra, permitindo a comparação dos dados realizados, a partir das medições, com a linha de base que foi definida no início do projeto.


Ao salvar uma Linha de Base na Prevision, pode-se compreender que o cronograma apresentado na tela nesse momento é o caminho que a obra irá seguir. Ele será a versão inicial do seu planejamento e, a partir desse momento, o acompanhamento do projeto através das medições e reprogramações pode ser iniciado.

Sendo assim, as reprogramações no cronograma são ações comuns de acontecerem quando a obra está em andamento, devido às diversas variáveis que podem interferir no cumprimento das atividades, como por exemplo: condições meteorológicas, atrasos de material, falta de equipamento ou problemas com mão de obra.


Todas as alterações formarão um novo planejamento referente ao cenário atual da obra, sendo representado pela linha de “Previsto”. Dessa forma, é possível que o gestor acompanhe e compare como está o Previsto (planejamento atual) com a linha de Base (planejamento inicial). Além disso, também pode-se avaliar o Realizado, medida que sintetiza todas as medições feitas no sistema. É importante ressaltar que na Dashboard o avanço por pacotes de trabalho apresenta o percentual realizado da atividade como um todo, ou seja, considera as medições das atividades em cada pavimento e, a partir da ponderação de orçamento e duração que foram previamente definidas, apresenta o valor realizado montante.


Essas comparações podem ser feitas através da Curva S, um gráfico que representa os valores acumulados da Linha de base, Previsto e Realizado em função do tempo, conforme apresentado na Dashboard Padrão, vide a imagem abaixo.

 

Outra forma de visualizar essa informação seria pelo gráfico de Evolução mensal, que traz as informações de avanço da linha de base, avanço previsto e avanço realizado. Enquanto a Curva S traz as informações de valores acumulados, a evolução mensal representa os valores de avanços isolados mês a mês.

 

Dessa forma, esses elementos permitem a avaliação de dados para a tomada de decisão a fim de controlar mudanças no projeto ou reduzir seus desvios, ou seja, as ações podem ter caráter corretivo ou preventivo.


Normalmente, considera-se em uma linha de base as três principais variáveis (ou restrições): Custo, Escopo e Tempo, mas pode-se considerar qualquer meta de controle e comparação (Planejado x Realizado) durante a fase de execução da obra.

Na Prevision, a criação do Escopo ocorre por meio do lançamento dos serviços no cronograma, o Tempo é definido pela duração das atividades que vão determinar o prazo da obra e os Custos são gerados pela importação e vinculação do orçamento com o cronograma.


Em alguns casos específicos a alteração da Linha de base pode ser necessária em função do fluxo de vendas dos imóveis ou em função de situações como embargo ou acidente. Porém, somente após a devida avaliação dos impactos e, por meio de critérios bem definidos, que se deve tomar esta decisão, tendo em vista que poderá haver uma restrição de tempo ou de orçamento que não comportam uma nova Linha de Base. Para saber como criar uma nova linha de base dentro da plataforma, basta acessar nossos conteúdos da central de ajuda.

 

Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte que estamos a disposição para ajudá-lo!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Atualizado em 18/04/2024 às 09:58h