Medição por quantidade

Entenda como ajustar as configurações de medição para personalizar a unidade de medida utilizada

A medição do avanço da obra é um processo chave para a identificação de atrasos e gargalos na obra e para a verificação de qualidade da execução, sendo fundamental para várias áreas da empresa. No entanto, apesar de o resultado da medição gerar, normalmente, percentuais de evolução física da obra, os valores apontados durante a realização dessa medição nem sempre tem esse mesmo formato. Ou seja, algumas empresas adotam o formato percentual para esses apontamentos, enquanto outras preferem utilizar outras unidades para medir esse avanço. Vamos ilustrar essas duas situações com alguns exemplos simples:

  • Um engenheiro no canteiro pode medir o serviço de alvenaria indicando que 50% desse serviço foi concluído. Sabendo que a alvenaria desse empreendimento tem 100m², podemos inferir que 50m² foram executados. Da mesma forma, posso fazer o contrário e indicar no canteiro que 50m² de alvenaria foram executadas, o que representa 50% de progresso físico;

  • No caso de um fornecedor de rodapé cobrar por metro linear de rodapé instalado, o engenheiro pode preferir fazer a medição desse serviço em metro linear ao invés de percentual, dessa forma, em uma obra que possui 100m de rodapé para serem instalados e que até aquele momento foram instalados apenas 40m, será esse o valor apontado na medição, indicando que 40% do serviço foi executado;

  • Em uma obra com 2 lotes e 2 apartamentos por andar (4 apartamentos no total), onde a unidade de medida é apartamento, ou seja, são medidos apartamentos prontos para cada serviço, o serviço pintura foi executado em apenas 3 desses apartamentos. O engenheiro então irá apontar na medição apenas esses 3 apartamentos, o que indicaria que 75% do serviço pintura foi concluído.

A opção por algum desses formatos é uma decisão que a empresa irá fazer de acordo com o que faz mais sentido para a sua gestão e o relacionamento com seus fornecedores.

Na Prevision você pode escolher a melhor forma de registrar as medições de acordo com o processo padrão da empresa. Para configurar a unidade da medição basta acessar a lista de pacotes de trabalho cadastrados, que se encontra clicando no botão circular no canto superior direito e depois no item “Atribuir unidade de medida”.

 

 

Selecione o pacote de trabalho que a quantidade será informada. Logo após a seleção, é possível escolher entre percentual ou qualquer outra unidade de medida disponível na lista, para cada um dos lotes individualmente. É possível trabalhar com unidades mais comuns como metros ou quilos, até unidades como eventos, apartamentos ou conjuntos. Após a escolha da unidade você deve preencher ao lado o valor total, para cada lote onde a atividade está lançada.

 

Ao lado de cada lote existe um caixa para seleção. É possível selecionar 2 ou mais lotes ao mesmo tempo. Na parte inferior você poderá preencher a unidade de medida desejada para esses lotes, bem como o número total. Esse total pode ser igualado em todos os lotes selecionados (botão de igualdade) ou dividido entre os lotes (botão de divisão).

 

Depois que todos os lotes estiverem com as quantidades certas, basta clicar em salvar, no canto superior direito. Caso queira informar quantidade para outros pacotes de trabalho, é só seguir com o cadastramento da mesma forma. Lembrando que é possível deixar alguns serviços sendo medidos por percentual, e o restante por quantidades, sem problemas.

 

Após a finalização dessa configuração, as medições já poderão ser realizadas por quantidades. Basta criar uma nova medição e seguir normalmente. Esse tipo de medição está disponível também no nosso aplicativo mobile para iOS e Android, e o que foi configurado no computador, irá aparecer no celular.

 

Uma observação importante para se fazer é que, apesar da medição ser realizada por quantidades, os gráficos e análises de avanço físico da dashboard continuam sendo em percentual. O sistema fará esse cálculo automaticamente.

 

A edição dessas quantidades é possível e em qualquer momento da obra. Basta realizar o mesmo fluxo apresentado acima, editar as informações e salvar novamente. É importante observar no entanto que, os percentuais de avanço físico podem ser afetados, uma vez que a quantidade total será alterada, e que não é possível inserir um novo valor total que seja menor do que o total medido daquele serviço até aquele momento. Caso queira alterar de porcentagem para quantidade, ou o contrário, também é possível sem que informações sejam perdidas.

 

Outra forma de personalizar a sua medição é através da Medição por checklist. Essa funcionalidade é explicada no artigo "Medição por checklist".

 

Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte que estamos a disposição para ajudá-lo!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Atualizado em 23/04/2024 às 09:35h