Como configurar a integração com o Mega

Confira nesse artigo, o passo a passo para configurar sua integração com o Mega.


Cadastrando as credenciais

Para configurar a integração é necessário realizar o cadastro das credenciais no Prevision. No Menu lateral esquerdo, acesse a opção "Configurações" e selecione a opção "Integrações", conforme mostra a imagem a seguir:

 

 

 

Selecione MEGA e preencha com as informações necessárias.

 

Informações de credenciais

Url de integração: É o domínio do endereço disponibilizado pelo Mega para a documentação da API.

 

Usuário e senha: São as credenciais utilizadas para o acesso de um usuário na interface do Mega. É necessário garantir que o usuário cadastrado possua a liberação para acessar a parte de administração de obras do Mega.

 

Após cadastrar as credenciais, é possível iniciar a conexão de dados entre as duas plataformas.

 

Operando a integração

Para que a integração tenha sucesso é necessário realizar os 4 passos que seguem:

  1. Importar orçamentos (via API);

  2. Criar o planejamento no Prevision;

  3. Cadastrar os vínculos entre o planejamento e o orçamento;

  4. Clicar em atualizar integração.

     

Importação do Orçamento para o Prevision

A importação do orçamento é realizada na interface do Prevision. A cada modificação do orçamento no Mega, é necessário importar novamente para que os dados sejam atualizados no Prevision, pois essa atualização não ocorre de forma automática. 

 

Sabemos que o Mega tem duas planilha orçamentárias, a de Grupos e a de Módulos. A planilha que usamos para a integração é necessariamente a Planilha de Grupos.

 

Para importar um novo orçamento, acesse a aba de "Orçamentos" no menu lateral. Clique no botão de "Importar orçamento" ao lado do nome da categoria e escolha a opção "Via integração".

 


Para atualizar um orçamento já existente, clique nos três pontinhos ao lado do nome do orçamento, selecione a opção "Atualizar" e "Via integração".

 

 

 


Enviando o Cronograma para o Mega

A atualização é realizada na interface do Cronograma Prevision, no formato de "One-Click-Integration". Para isso, acesse o Cronograma e abra o menu de Funcionalidades no canto superior direito. Em Integrações e selecione a opção MEGA

 


Na aba Cronograma, escolha o cronograma do orçamento que foi importado via Integração.

 

Ao clicar em "Enviar Cronograma", o Prevision envia as datas de cada atividade do projeto para o Mega.

 

Na primeira integração é criado um cronograma no Mega do tipo planejamento, que também será a Baseline, onde não é considerado o avanço físico. Nas próximas integrações é criado um replanejamento, sempre baseado no último. O replanejamento possui uma data de corte que é utilizada para consultar o avanço físico, ou seja, o que não foi medido até essa data poderá ser replanejado. Essa data também é usada para replanejar serviços que estão em atraso, ou seja, se inicialmente um serviço havia sido definido que deveria iniciar a execução antes da data de corte e não foi, o sistema irá recalcular a execução para a posterior data de corte.

 

Atualizando as medições/acompanhamento

Para atualizar as medições, basta ir em Cronograma, acesse o menu de Funcionalidades. Em Integrações selecione a opção MEGA, acesse a aba Medição e clique em Atualizar Medições.

 

 

Se a sua versão for anterior a versão 5.00.00.44 da XT, ao atualizar a integração é criada uma data de corte no Mega. Ela será definida no mês seguinte a última medição realizada no Prevision, no momento em que a atualização é registrada.

Por exemplo: Com a medição realizada ao final de Junho no Prevision, ao atualizar as informações para o Mega, a data de corte (linha vermelha) será considerada no mês de Julho. Neste caso recomendamos a atualização dos dados 1 vez por mês, no último dia do mês, para conseguir levar o real avanço e replanejamento para o Mega.

 

 


Por padrão, as configurações de planejamento nos projetos da API estão no formato mensal, conforme mostra a imagem a seguir:

 

O acompanhamento dentro da Prevision pode ser feito com uma frequência diferente de mensal (podendo ser diário, semanal, quinzenal), o que altera é a capacidade do recebimento e separação das informações no ERP. Para fazer a integração do cronograma e medições em qualquer dia do mês sem distorções entre os dados que estão na Prevision e que estarão no Mega é necessário realizar a atualização para a versão 5.00.00.44 da XT ou superior e solicitar a liberação da reformulação da performance no Cronograma Físico, Econômico e Compras do Administração de Obras.

 

Medições e replanejamento automático no MEGA

Ao atualizar a integração, serão enviados os dados presentes na visão acumulada do Cronograma Físico Financeiro. Não serão computadas as informações retroativas.

 

A nova medição criada será importada com o status de medição: aprovada. Essa informação é necessária para o Mega computar o avanço físico no cronograma.

 

No sistema do Mega, as medições realizadas recalculam o planejamento previsto de acordo com a execução das tarefas. Desse modo, a medida que é dado o avanço de uma tarefa, são aplicadas as seguintes regras no ERP:

 

Data de início

É fixada de acordo com a data da primeira medição do item, desse modo, ela é inalterável após uma medição realizada. Caso exista um erro no planejamento ou as datas no Prevision não representam o cenário atual da obra, será necessário ajustar essa data antes de realizar a atualização da integração.

 

Cada medição possui a data de início e término que representa o período medido. Então são consideradas as datas de início da tarefa como o início real e a data de término o dia em que foi realizada a última medição.

 

Saldos e atrasos

Ao finalizar um mês e dar início nas medições do mês seguinte, os saldos e atrasos dos percentuais previstos são redistribuídos para o mês em que a data de corte está estabelecida.

 

Boas práticas

  • Garantir um planejamento atualizado no Prevision antes de acionar a atualização no Mega, e sempre manter os orçamentos sincronizados;

  • Atualização para a versão 5.00.00.44 da XT ou superior e solicitar a liberação da reformulação da performance no Cronograma Físico, Econômico e Compras do Administração de Obras, para uma maior flexibilidade de datas de medição;

  • Para as versões anteriores a versão 5.00.00.44 da XT, o Mega realiza replanejamento automático de acordo com as datas. Caso não seja inserido uma medição no último dia do mês informando o percentual realizado, ele será distribuído linearmente de acordo com as datas no Mega.

 

Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte que estamos a disposição para ajudá-lo!

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Atualizado em 25/04/2024 às 15:54h